Wednesday, November 19, 2008

"Onde estamos e para onde queremos ir..."

Durante anos tentei ouvir e recolher informação de todas as partes, assisti a intrigas mas nunca, mesmo nunca, percebi a atracção por gerir uma secção de Rugby...

Foi esta e só esta a razão que me levou a partir esta história em peças e colá-la por episódios, ao vosso dispor, para desmentidos, debates, clarificação de ideias...

Tentei ouvir, pedir respostas e opiniões a todos sem distorcer a história, contei com o detalhe que me contaram e, para que fosse justo, mantive os comentários abertos para que pudessem desmentir, justificar ou simplesmente colocar a opinião de cada um.

Deixo-vos um resumo daquilo que foi contado neste blog:

1) O Rugby do Cascais tem um enorme historial e em poucos anos atinge a hegemonia do Rugby Nacional.

2) No momento alto do Rugby (1994/95), sente-se desconforto de outras modalidades do Dramático que se sentem ameaçadas pela notoriedade conseguida. Estranhamente 4 ou 5 históricos alinham contra o Rugby desse momento. Fica por saber quem? E porquê?

3) A Direcção do Dramático conotada com o Rugby negoceia novas infra-estruturas para o Clube e, ao contrário do que se diz na intriga regional, resolve o problema de todas as modalidades, usando a força do Rugby.

4) A espera pela execução deste projecto tarda, criando problemas ao Rugby em manter-se no topo. Os outros Clubes estão a inaugurar os seus projectos que demoraram anos e começam a atrair alguns jogadores e treinadores do Cascais, 2 a 3 por época.

5) A Direcção dá oportunidade a um grupo de Jogadores para dirigirem a Secção. Desistem por franca dificuldade em angariar fundos.

6) Mais tarde (98/99), a Direcção volta a permitir que elementos Históricos do Clube, creio que alguns que já em 94/95 tinham estado em lados opostos, tomem conta do rugby. Desistem por novas dificuldades em angariar fundos para a sua estratégia.

7) Passam-se 7 anos de "Travessia do Deserto" em termos de infra-estruturas e constantemente com a casa às costas. O Nicha demite-se em vésperas de ver o seu sonho tornado realidade.

8) Nuno Durão, que durante todo este tempo contou com ajuda de históricos como o Pedro Rogério e todos os jovens jogadores da equipa de então, assiste à chegada da tão sonhada “Terra Prometida”.

9) Com a sensação do dever cumprido, Rugby em todos os escalões de benjamins a Veteranos e com a Inauguração à vista, o Durão passa a pasta.

10) Aquilo que era um Estádio de Rugby, é agora um Campo de Futebol emprestado ao Rugby.

11) Agora, com condições, balneários, campo para treinar, luz, ginásio, estrutura administrativa, voltam ao Cascais muitas caras que não se viam há muitos anos. Assiste-se ao “efeito Mundial de Rugby” com a adesão de muitos jovens e pessoas à modalidade.

12) Vários atletas que durante anos foram garante da existência do Rugby são considerados importantes e desenvolvem acções de unir ainda mais a família do Cascais através de blogs, torneios, Galas e homenagens, ganhando protagonismo no Clube.

13) Termina este "filme" com a saída destes jogadores com história neste Clube.


A minha principal intenção era e sempre foi UNIR o Rugby de Cascais, pensei que debatendo ideias e que esclarecendo mal entendidos, escrevendo a história e pondo-a em teste desfazendo mitos, talvez se encontrassem pontos comuns, que os há de certeza.

Fiquei no entanto com algumas dúvidas nesta fase final:

- Depois de ler e reler ainda não encontrei a razão que justifique a criação do Rugby Linha;

- Não percebo porque é que as pessoas do Rugby de Cascais não prestaram mais atenção a este episódio.

- Não entendo como podem algumas pessoas viver de palmadinhas nas costas durante tantos anos com ódios escondidos a alguém, sem se assumirem e resolverem as suas divergências a bem do clube.

- Também me ficou na memória que a gestão do Clube não era neste período tão perfeita, relembrando que houve uma Carta Aberta (friso carta aberta, pois inundou e-mails e jornais naquele tempo) que o Vice Presidente do Dramático envia ao Presidente do GDSC com o titulo “Demita-se Rocha Ferreira”.

Culpas à parte, o facto é que em apenas 2 anos, algo que nunca tinha acontecido, acontece, e divide-se o rugby do GDS Cascais. Culpas à parte, o Dramático desde há 4 anos com excelentes condições está agora com resultados piores do que quando andava num lamaçal sem cabines.

Eu conheço todos e, posso garantir, que todos gostam do Rugby do Cascais. Eu conheço todos e sei que nunca em 30 anos houve uma guerra para separar o “Trigo do Joio”. Eu conheço todos e sei que se dariam bem uns com os outros, pois durante anos estiveram juntos em jogos, treinos, festas, bares, homenagens, etc...

Não compreendo o que se passou, nem sei se esta ferida sarará ou se agudizará criando dois clubes rivais mas, aqui sim, dou-me ao direito de concluir este projecto com a minha opinião:

Ninguém fez mal a ninguém e não é bom para o Rugby de Cascais uma divisão!!!

Contei a história do passado mas espero sinceramente que dentro de 10 anos se conte uma outra com um fim bem mais feliz! Espero, sinceramente, que não se tenha sequer que contar 2 histórias! No entanto, pior que isso, será não ter história para contar...

Por isso malta do Rugby que sempre soube mexer-se a tempo, leiam atentamente e façam qualquer coisa!

Gostaria de manter este blog em aberto para alguém que queira expor as suas ideias e, com sorte, unir todos os que gostam de rugby e de Cascais num só clube. Mais do que isso, se alguém do GDS Cascais , do CRL, o Zé Maria ou o próprio Manu Teixeira, ou outro que queira persseguir este "sonho", queira dar seguimento a esta tarefa, comprometo-me a, caso assim o desejem, enviar-vos o acesso ao blog de forma a relatarem e a discutirem o futuro do rugby de Cascais.

Porque não tornar este espaço limitado a leitores registados, por exemplo?

Abraço de um verdadeiro amigo do Rugby do Cascais

PS: Fala-se do que é publicado ou não, mas só posso publicar aquilo que tenho. Não tenho a carta aberta do Dariu nem o email de resposta ao Manuel Luís ficando assim por publicar caso me enviem.

60 comments:

Anonymous said...

obrigado pelo resumo!

ANP

Anonymous said...

Com isto tudo ficámos a saber que afinal o papão é o Heleno.
Anónimo
Saudações de fora de Cascais

Anonymous said...

prosseguir

Conjugar

do Lat. prosequi


v. tr.,
fazer seguir;
avançar;
continuar o que se tinha começado;

v. int.,
ir por diante;
continuar a falar;
seguir avante.

"presseguir" não existe.

Anonymous said...

Bem,

Uma semana fora, devido a férias em Paris, e fica-se totalmente desactualizado. Muito se escreveu neste blog mas não se acrescentou muito. De 248 comentários poucos falam sequer dos problemas do rugby em Cascais e maior parte são simples ataques pessoais, feitos por anónimos, claro. De louvar a paciência do Nuno Durão, Leitão, Henrique etc...de estar sempre a tentar responder e explicar a estes ataques. Quero só dar a minha opinião em alguns assuntos:
1º O Dramático pré-linha: Eu tive na equipa sénior nos três últimos anos deste dramático, dois anos óptimos que vencemos 2 finais! podemos não ter sido regulares mas nas alturas importantes superamo-nos, superamo-nos porque a equipa era de facto extremamente unida, e foi esta união que me fez gostar do rugby e principalmente do Cascais; sempre gostei mais de treinar no Cascais do que nos treinos a que fui da selecção, o espírito era outro nos momentos mais difíceis todos davam tudo para ajudar o Cascais! Foi assim na Lousã, foi assim nas finais do Crav e Técnico. Agora por equipa nas alturas importante conseguir vencer não quer dizer que estava tudo bem! Eu pessoalmente, estava alheio a esses problemas e pouco a pouco fui-me apercebendo até chegar ao Verão em que se formou o Linha e que para mim foi um enorme choque, inclusive não acreditei quando me disseram (creio que foi o pata o 1º a dizer-me), pelo meio passou-se a "expulsão" do Olegário e o treinador Jójó. Eu creio que o Olegário foi importante para o Cascais, levou seriedade e trabalho que nos faltava, mas também admito que na altura em que ele saiu, já haviam demasiados conflitos entre jogadores e treinador. Eu, pessoalmente nunca tive nenhum problema, e hoje arrependo-me de ter assinado a carta, mas penso que foi o melhor para a equipa. Compreendo no entanto, que haja motivos para que outras decisões dele (Olegário) não tenham sido aceites por outros elementos, como: não deixar treinar o Dinis; António Pinto a comandar a equipa nos treinos, etc... A mim na altura não me afectava, apesar de gostar muito dos carismáticos da equipa, na altura não compreendia a diferença, porém, hoje vejo que a diferença é que quando nestes pequenos pormenores como o dar o aquecimento, falar no fim do treino etc... são feitos só para serem feitos, vai-se perdendo espírito, hoje penso que ser o A. Pinto(apesar de o achar o jogar espectacular) a dar o aquecimento todos os dias é diferente do que ser o Leitão, não digo que não se possa mudar um treino ou outro mas por norma deve ser o capitão ou alguém influente na equipa.
Dito isto, passo a parte seguinte, tenho plena consciência do enorme esforço que eles fizeram para manter o Cascais, eu sei, eu vi, eu senti! Lembro-me de ir jogar a Coimbra com 14 jogadores e jogarmos o jogo todo! E acho que eles pensavam que aquele esforço todo iria ser culminado com o pavilhão e com condições que poderiam fazer crescer o Cascais. Mas, não foi. O sintético é pior do “ervado” que tínhamos antes! os treinos passaram a ser dependentes dos treinos do futebol,etc .. aliado a "falta de empenho" da direcção para mudar isto, esgotou e no seu direito a paciência deles. Não duvido por um só segundo que eles queriam estar no Cascais, mas está feito está feito.

2º ponto: O cascais actual:

Eu pelo facto de estar em Erasmus este ano não estou a jogar, mas o ano passado joguei no GDSC, e sem querer entrar em comparações era diferente. Demora-se anos a criar um espírito de equipa! Não é de um dia para o outro! Porque se não, a equipa do ano passado tinha feito mais do que fez, tínhamos jogadores para ter resultados bem melhores, faltava entrosamento, faltava espírito! Não que nós não tivéssemos de louvar mesmo o nosso esforço, nós tínhamos querer! mas demora tempo a construir um espírito de equipa!
Faltava experiência! Eu era o jogador com mais anos seguidos naquela equipa, e só estava a fazer o 4º! Mas, e digo desde já que me diverti imenso o ano passado, e foi uma enorme alegria termos conseguido a manutenção, mas e repito com uma equipa com mais anos juntos e mais jogadores e tínhamos feito mais, para muito mais! De salientar, mais uma “final” ganha pelo o Cascais! Mas também é verdade nunca nos outros anos que joguei na equipa Sénior tive numa equipa com 6/7 profissionais, e com a qualidade que tinham/têm! Com os 2 cascais juntos, penso que no ano passado teríamos lutado pela final-four.


3º ponto, o futuro:

Já deu para ver, que o futuro próximo por muito que me custe vão ser 2 clubes separados, nos próximos anos vai ser assim. Depois talvez se juntem os clubes, talvez sejam satélites ,não sei. Mas agora, eu vejo que não há abertura dos clubes para se juntarem, se no meu grupo de amigos se "trocam bocas" sobre isto, imaginem com pessoas que actualmente estão chateadas.

4º ponto, solução.

Neste momento, e para mim a única solução possível para juntar os clubes num curto prazo(3/4 anos) era as pessoas mais antigas do clube, ZMVG, Nuno Durão, Cajó, etc... se juntarem, conversarem, resolverem os problemas e concorrerem as próximas eleições, e depois talvez se possam juntar os clubes, nestes anos, que cada clube lute pelo seus objectivos!

Uma grande abraço a todos,

Franco

Anonymous said...

Olá Blogger,

infelizmente parece-me impossivel o teu desejo, que é também o meu, de ver um Rugby do Dramático,com as pessoas de sempre do Rugby, UNIDAS,(com todos a remar para o mesmo lado), SER REALIZADO.
Existem de facto muitos ódios escondidos e rivalidades por explicar.

Foi uma boa tentativa!
Mas há que continuar a lutar por esse objectivo.

Polémicas, e rivalidades à parte, se este gosta deste mais do que outro, se o Badocha não gosta do Durão, se o Durão fez bem ou mal, e se o Nicha podia ter feito melhor, penso que numa coisa todos estaremos de acordo:
TODOS OS QUE ESTIVERAM NO RUGBY TERÃO SEMPRE TENTADO FAZER O MELHOR QUE PODIAM E SABIAM PELO RUGBY DO CASCAIS E PELAS PESSOAS DO RUGBY.

TODOS, sempre, sob determinadas condicionantes, pressionados pelo tempo, com recursos limitados, melhores ou piores, terão decidido sempre para que o Rugby do Cascais evoluisse!

Existe no entanto um ponto que eu gostava de pegar ( o ponto 10 do resumo do blogger:" Aquilo que era um Estádio de Rugby, é agora um Campo de Futebol emprestado ao Rugby.),e pdeir ao blogger ou a alguém que saiba e possa esclarecer TODOS OS RUGBISTAS E INTERESSADOS PELO RUGBY EM CASCAIS o seguinte:

Como é que se conseguiu, à custa de muito esforço, dedicação, perseverança e RESULTADOS VISIVEIS, negociar um estádio de Rugby, com o qual toda a familia do rugby sempre sonhou e finalmente conquistou, E DE REPENTE TUDO ISSO SE TRANFORMA NUM "ESTÁDIO DE FUTEBOL SINTÉTICO, EMPRESTADO AO RUGBY".

Quem é que deixou isto acontecer?
Quem é que prejudicou o Rugby do Dramático desta forma?
Porquê?

E já agora, caso o Estádio de rugby, e o campo relvado tivessem sido uma realidade, para onde teria ido o futebol?
Qual era a solução?

Será que alguma vez conseguiremos ter um Estádio de Rugby, relvado? Ou isso será também um sonho como o da FUSÃO?

Gostaria que o blogger respondesse a estas perguntas, porque realmente acho que este sim, é um tema que poderá UNIR a familia rugby de Cascais.
A mim custa-me olhar para trás e ver que tantas pessoas trabalharam para que algo de bom acontecesse ao rugby e de repente NÃO SEI QUEM!!?? decide que não é assim!


Obrigado

JMVG

Anonymous said...

"Eu conheço todos e sei que nunca em 30 anos ouve uma guerra para separar o “Trigo do Joio”"

ouve??? ou houve? O que há é uma interpretação abusiva de uma expressão infeliz da direcção, não houve uma guerra para provocar a saída de jogadores. Existiram divergências entre a direcção, o orgão executivo e detentor do poder por natureza, e um conjunto de jogadores que sabendo o peso que tinham no plantel quiseram também eles exercer o poder executivo participando, por exemplo, na escolha do treinador. já tinham conseguido reeditar o despedimento de um treinador por baixo assinado, bem embalados resolveram esticar a corda. Rebentou e agora as culpas ficam para a direcção. Melhor seria assumirem o risco que quiseram correr.

Infeliz e teimosa esteve a direcção na questão dos 35 euros, primeiro era para ser uma mensalidade, como nos restantes escalões, depois passou a ser para as franquias do seguro, por fim a ideia foi, e bem, abandonada.

Num clube os dirigentes fazem a gestão, os treinadores treinam, os jogadores jogam! ( O Lapallise está roxo de inveja com esta redundância). Os jogadores estavam a querer ir muito além das suas funções. Sentiram que ir mais além era uma missão, muito nobre, nada a obstar, mas a direcção também tem uma missão e só pode haver uma. Na cisão não se pode falar em culpas, na luta pelo poder uns perdem, outros ganham, é duro mas é assim mesmo.

Anonymous said...

De louvar a paciência do Nuno Durão, Leitão, Henrique etc...

Esta frase foi o suficiente para não ler o teu comentario, deu logo para perceber quem chegava de Paris...sem net

Anonymous said...

Gostava ainda de dizer mais umas coisas principalmente aos mais novos, que andam nisto à pouco tempo, e podem estar com uma impressão errada sobre algumas pessoas.

Acreditem ou não, eu sou uma pessoa imparcial, e acima de tudo justa!
Não tenho nenhum objectivo, a não ser o da UNIÃO e o de ter um Estádio de Rugby relvado.

Nunca gostei muito da parte do mandar,do poder, e do dirigismo.
Eu gostava mesmo era de jogar rugby...isso é que me dava gozo!
Os copos, as amizades,etc, eram uma consequência do jogo, e felizmente dos bons resultados que sempre tivemos.

Ainda hoje em dia nos Veteranos o que me dá gozo é jogar, ao lado daqueles que foram e são os meus companheiros de grandes batalhas!
Adoro ver o Cajó a dar grandes passas neles, o Gonçalo enrolado nos seu bigodes a fazer rucks e a deixar a bola jogável, o Vasco Paulo doido com um Italiano que queria bater no Nuno,o Roger a embalar direito a eles,o Bico a fazer fintas de passe, o Alex a sair duma mellee com a bola todo cagado de lama e só se vêem os dentes, o Jonet a distribuir Hand-offs,o Manel Luis ás biqueiradas à bola, o Nuno a olhar para um lado e a ir para outro e a deixá-los sentados, etc etc...

É possivel, TODOS,convivermos bem.
Existe lugar para todos, desde que haja vontade e bom senso!

Isto da minha imparcialidade vem a propósito daquilo que vou dizer aos mais novos.

Algumas pessoas podem pensar, pelo que aqui já foi escrito em alguns comentários, que o meu PAI e o Nuno Durão são más pessoas...

Acreditem que não são, e acreditem que seria uma mais valia tê-los no Cascais como colaboradores!

O unico "defeito" deles talvez tenha sido o de se terem dedicado tanto ao Rugby do Cascais, que tenham provocado tantos "ódios" às outras modalidades, ao ponto de nos terem tirado a " cereja no topo do bolo".

Esclarecido este ponto, peço-vos a todos, jogadores,dirigentes, etc, que treinem, joguem e dirijam o melhor que puderem e afincadamente, para que se consiga novamente ter o "Jogo à Cascais" que caracterizou uma década do Rugby em Portugal!

Isso é que interessa! Deixemo-nos de conversas da treta, porque isso é que dá gozo!

Abraço

JMVG

Anonymous said...

Tenho andado a ler todos os comentarios e sem comentar devido a fazer parte da Historia do Cascais há muito pouco tempo e achar não ter o direito de aqui entervir, mas depois deste comentario do Zé Maria não aguentei.

Fui sempre jogador do CDUL (do qual me orgulho muito e não escondo de ninguem) e sou jogador do tempo em que bater o Cascais era coisa muito rara... o Cascais era imbativel.

Lembro-me muito bem das tais fintas do Nuno (era desesperante para um miudo que estava a puxar pelo CDUL), das entradas do Alex, dos chutos certeiros do Zé e depois do Nuno, do fantastico Jonet,o Rogerio a "voar", do Cajó ( para mim um Panzer a entrar por ali a dentro)...era verde , verde e verde no campo...as outras equipas não tinham hipoteses.
Hoje tenho a sorte de ser convidado para fazer parte da equipa de veteranos do cascais e posso dizer uma coisa, dá vontade de puxar uma cadeira , ficar no centro do campo e ve-los a jogar...ainda são um expectaculo dentro de campo e ali cheira a amizade, companheirismo e muita historia, apesar de não ter nem 1/10 da qualidade deles, sinto-me um previligiado em poder fazer parte desta equipa sempre que me convidam.

Neste momento estou como manager da equipa sénior e sofro por este clube, tenho um filho que joga nos sub 10 e só pensa Cascais e recusa-se a jogar por outras equipas quando em torneios de miudos pedem para ele entrar por outras equipas por falta de jogadores, diz-me:
" Pai sou cascais e não jogo noutras equipas!!"
Aí lembro-me do cascais de outros tempos e penso...este é o espirito do Cascais e o meu filho começa a entender o q isso é.

Sem querer ofender ninguem, não conheço a maioria dos jogadores que sairam do GDSC (estive mto tempo longe do Rugby), lembro-me de ver o Leitão nos torneios do EUL era ele muito pequeno...não me leves a mal, mas tirando o tamanho...estás igual.

Hoje acompanho o Dramatico em todos os seus escalões e sei que esta a ser feito e elaborado um grande trabalho pela direcção que a unica coisa que realmente quer é que o Cascais volte a ser grande e forte em Portugal no futuro.

Fico triste em ver o Zé Maria outra vez em "campo" a tentar unir aquilo que ele e os que jogaram com ele juntou e fez o cascais subir ao mais alto lugar do Rugby da peninsula Iberica, infelizmente em vez de andar agora a gozar a fantastica "reforma" de anos fantasticos dados ao clube, tem que andar aqui a dar a cara pela união do clube da vida dele...isso não devia ser ele a fazer, já fez mais do que devia, devia ser os jovens deste clube a darem tudo pelo clube do seu coração e encher novamente a sala de troféus de Taças.

Malta mais nova...ajudem este clube a voltar a ser grande...todos juntos conseguem e dêm descanso e alegria a estas antigas glórias do Clube que deixaram tudo nesses relvados pelo Pais fora.

Vão ver os troféus ganhos por este clube...vão e vejam taça a taça e imaginem o dia em que essa taça foi posta na mão do capitão dessa altura e o orgulho que foi...sintam isso e depois vão para o campo sentir ao vivo.
Apoiem todos os escalões com paixão, desde os mais pequenos até aos Veteranos

Desculpem-me estar a entrar num assunto que não fiz parte, mas que tive orgulho em assistir do outro lado da barreira.

Grande abraço

Tiago Alvim

Anonymous said...

"Num clube os dirigentes fazem a gestão, os treinadores treinam, os jogadores jogam!"

Desculpem-me insistir nisto, mas como é que qualificas o Badocha no ciube então? como o Leitão diz, no ano passado era jogador treinador e director...este ano é treinador e director...é que não tens mesmo coerência no teu discurso...

Anonymous said...

para o anonimo das 10:26,
não referi Badocha nem outro nome qq da direcção do Cascais,porque nos comentários que li não vi nenhum comentário destes.
Menosprezo os ataques pessoais anonimos, tanto para o Nuno como para o Badocha, acho que os 2 em diferentes alturas tentam/tentaram ajudar o clube.
Franco

Anonymous said...

Caríssimo,

Obrigado pelo tempo que tomou para tentar insultar-me. Se pensar um pouco vai concluir a) analisei uma situação concreta, não fiz comparações, o princípio é bom e deve ser respeitado. b) um erro não justifica outro.

No meu comentário não referi o Badocha, nem estava a pensar nele...!

Por fim, o Badocha é funcionário do clube, não é director. Se porventura estiver a ultrapassar as suas competências, então algo vai mal.

Permita-me um conselho, leia com mais atenção e seja educado, não custa nada.

Anonymous said...

Na lista de links falta Escolinha de rugby da Galiza.

Anonymous said...

Grande Alvim,

no meio de tudo isto é reconfortante saber que existem pessoas dentro do Rugby do Dramático que gostariam de ver tudo isto resolvido,isto é, UNIDO.

Possivelmente por não nutrires ódios por ninguém, e seres completamente imparcial,consigas ver mais além, e todos os beneficios que daí resultariam.

Espero que os jogadores que diriges leiam as tuas palavras e te deêm crédito.

Acredito e espero que sim,mas tens uma tarefa tarefa Hérculea pela frente!Não desistas....o esforço,verás,será recompensador.

Grande abraço para ti

JMVG

Anonymous said...

JMVG

Acredita que os jogadores querem o melhor para o Clube e não há nada como estar tudo unido.

Quero um dia ver o meu filho (e jovens que treinam todas as semanas com ele) ser temido por outras equipas como em tempos eu temi (respeitei) os jogadores que faziam parte deste grande clube.

Grande abraço para ti e sabes que é um orgulho poder estar em campo contigo.

T.A

Anonymous said...

Alvim,

sem ofensa,só tenho pena que não mandes nada,porque caso tivesses voto na matéria, tudo seria mais fácil!

Abraço

Anonymous said...

...só é pena, que todas as boas pessoas com valor que estão no Dramático, não serem aquelas que mandam...

Anonymous said...

Para o anonimo das 10:26,
Porquê essa mente idiota!?
Devias ler o comentario do Franco que é bastante claro.
Ja chega de insultos e piadinhas, penso que ja ninguem liga a essas infantilidades. Vamos ter cabeça. Queres escrever, escreves coisas construtivas e com logica.

João Castro e Lemos

Anonymous said...

Depois de ver a conclusão desta história, não ficaria bem comigo mesmo se não vos dirigisse a todos a minha opinião.

O que o blogger tentou, só agora percebo. Parabéns pelo menos por teres contado uma história, muitas vezes imprecisa, mas fica contada.

Dirijo-me publicamente ao Cajó pois não acredito que tenha posto qualquer comentário sem assinar o que ao longo dos comments pareciam querer induzir.

Cresci com o Cajó no Dramático, recebemos a nossa primeira medalha de Internacional juntos aos 15 anos e vivemos juntos toda a aventura que acabaram de ler e nunca tive sequer um atrito. Se dúvidas havia tirámo-las à 5 ou 6 anos atrás numa longa conversa. Por tudo isto não queiram pôr mais água na fervura. Sinceramente tenho por ti uma amizade e respeito, superior à que nutres por mim mas isso não é culpa tua.

Para aqueles que aqui participaram colocando à vista as suas opiniões e assinaram, os meus parabéns pela vossa coragem em assumir os vossos pontos de vista. Gostei de ver o Zé Gomes, o Manu, a Maria João, o Mesquita, o Leitão entre outros a serem sinceros, mesmo quando utilizando as suas próprias opiniões e não sendo “politicamente correctos”. Tenho de dar uns parabéns especiais ao Franco que lá de longe tem um discurso do fundo do coração com enorme coragem e sem medo de abordar qualquer assunto.

Quanto ao Dramático, desde que vi que a luta de anos do Rugby foi deitada à rua e percebi que o Rugby seria “embrulhado” e nivelado por baixo junto com outras modalidades, sem desprezo nenhum por estas, mas o Rugby é a que mais me interessa, que perdi um pouco aquele sonho e aquela paixão de outros tempos. Já para não falar do “rol” de insultos de que fui alvo.

Como sempre ouvi dizer que “quem está de fora não racha lenha” escuso-me de dar a minha opinião sobre a actualidade do Dramático, fico no entanto triste e frustrado por uma divisão destas ter acontecido, com enormes prejuizos para o Cascais. Não me referirei nem farei comparações daqui pra frente com o Rugby do Dramático que tem tudo para andar para a frente.

Por tudo isto, abracei o Projecto como Treinador do Cascais Rugby Linha com toda a força e vontade. Estavam a maioria daqueles que desde pequenos se dedicaram ao Rugby de Cascais. Estavam lá alguns daqueles que na prática exerciam o Espirito do Rugby do Cascais, com provas de união dadas, Eventos, Galas, Homenagens, sem nunca discriminar uns dos outros, etc...

Um Projecto de criar um Clube só de Rugby, em Cascais, com pessoas que sabem e conhecem a História e o peso do Rugby de Cascais. Criar uma equipa que viveu os valores do Rugby de Cascais e agora quer criar um Clube só de Rugby.

Perceber que mais de 40 jogadores dos 20 aos 34 anos estão dispostos a não ir pelo caminho mais fácil e querem recriar aquele espirito que me alimentou durante toda a minha vida de Rugby, é um projecto que estando afastado do meu Clube, não poderia nunca negar.

Passaram 2 anos do Cascais Rugby Linha, não fomos a melhor equipa da 3ª Divisão o ano passado, vamos dar tudo para sê-lo este ano, e se não formos seremos mais tarde ou mais cedo. Com muito esforço dedicação, vai haver momentos de mudanças, contrariedades, mas aquilo que vos digo é que compensa.

Na realidade em apenas 2 anos estivémos juntos, estágio na Lousã, perdemos juntos uma final, estivémos presentes em vários torneios de 7’s, ganhámos uma final em Cascais, fomos a Marbella, fomos a Madrid. Estagiámos este ano em Sevilha, recebemos muitos jogadores novos, o espirito continua a crescer.

Consigo sentir e reviver os primeiros anos de Rugby da minha vida, há muitos anos atrás...

Outros Clubes já existentes têm naturalmente a vida mais facilitada, têm mais facilidade em captar jogadores. O Cascais Rugby Linha vai ter de lutar e escrever a sua própria história.

Aquilo que interessa é que estamos a criar alguma coisa para os outros e no entretanto estamos a viver muito bons momentos todos juntos.

Um Abraço

Nuno Durão

Anonymous said...

JMVG,

"Quem é que deixou isto acontecer?
Quem é que prejudicou o Rugby do Dramático desta forma?
Porquê?"

Esta pergunta é sincera ou apenas queres um lavar de roupa suja com os nomes?

É que a resposta já todos sabem!!

E não ponhas as culpas no Nicha ou no Nuno Durão porque te garanto que nada tiveram a ver com isso, muito pelo contrário!!!

Anonymous said...

Fala-se muito de união e em ter um Dramático unido que é maior e mais forte mas se hoje o Dramático não é unido é porque quem manda disse qe não queria no Dramático o Nuno Durão. Não vi na carta dos jogadores que sairam que queriam o Nuno Durão em troca de alguém vi que também queriam o Nuno Durão em conjunto com os outros treinadores. Podia ser o Nuno Durão ou outra pessoa com valor qualquer e que seja do nosso clube. se o Nuno Durão queria vir para cá ajudar e se os jogadores também queriam e se não saia ninguém eu acho que isso era união, pois assim eramos mais e maiores. Não sei porque quando votaram não quiseram cá o Nuno Durão mas tenho pena que tenham desperdiçado uma oportunidade de unir o clube e só tenho pena que o Manel Luis foi o unico que viu que o Nuno Durão podia ter vindo à vontade. Não tou a criticar por criticar mas acho que também não é fácil gerir o rugby em Portugal só acho que a direcção fez um erro em afastar uma pessoa e que mesmo se calhar sem querer não fez o clube unido e acabou por o separar. É só a opinião de uma pessoa que pode não saber tudo o que se passa mas que ve as coisas desta maneira.

Anonymous said...

Tenho muita pena mas a união não passa de uma miragem. Escusado andar a apagar os comentários sobre o Muri por serem considerados boatos e que não estão confirmados, que hoje já está tudo mais que confirmado, e o Muri saiu mesmo do Cascais. Enquanto se discute aqui uma união o que se passa lá fora é que o Cascais fica outra vez muito mais pobre com a saida de um dos melhores elementos que tinhamos. Era um profissional, logo era pago, mas era um excelente profissional. Tenho pena, muita pena e estava mesmo convencido que o sucesso do Cascais num futuro próximo passaria pelo seu trabalho. A direcção decidiu, está decidio, e só espero que tenha sido bem pensada essa decisão, e que não se venha a dificultar ainda mais um caminho já suficientemente penoso que estamos a trilhar.

Anonymous said...

Há uma coisa essencial no Rugby que se chama Confiança. Sem ela qualquer jogador, treinador, dirigente não consegue potencializar o seu trabalho/função.
Nos jogadores passa pela entrega, placagem , etc. Nos treinadores é essencial que todo o corpo técnico esteja em sintonia e com uma grande CONFIANÇA no seu par, imbutido de um espírito de grande solidariedade. Ora isso, sem discutir a qualidade técnica dos visados nos posts anteriores, nunca foi possível. Se não existir confiança não há hipótese de sucesso, daí terem sido tomadas decisões e feitas escolhas! Quem já treinou com Equipas Técnicas de mais de um elemento sabe do que falo e concordará comigo seguramente. Passa, penso eu, tão só por aí.
No dirigismo penso que o cenário será semelhante mas como nunca fui dirigente abstenho-me de comentar.
Portanto sejamos realistas e deixem o(s) barco(s) navegar os seu(s) rumo(s).
É uma opinião, não sou parte interessada de um Clube ou outro.
Viva o Rugby! É realmente insubstituível quando encarado com dignidade e altruísmo.

Anonymous said...

Parem com isso por favor!!

Chega de ataques, vamos viver este período de tréguas em paz.

Vamos ver se conseguimos dar-nos todos, quer quando vamos ver jogos ao Dramático quer quando vêem os do Dramático ver os nossos, no fundo somos todos de cascais!!

Anonymous said...

Para mim também foi bom.Mas agora chega. O RL vai continuar o seu rumo, e o GDSC o seu. Acreditem que depois detudo o que foi dito e escrito é impossivel haver reconciliação entre as partes. A convivência entre jogadores/directores dos dois clubes não vai acontecer. Convém não esquecer que alguns de vocês tentaram acabar com o GDSC, continuam a a ver os nossos jogos e a rirem-se das nossas derrotas, continuam a aliciar alguns dos nossos jovens jogadores, continuam a querer desestabilizar a união que existe no nosso clube. Falam, falam do Badocha como se ele fosse o maior responsavel do GDSC, puro engano pois ele é apenas um funcionário que se não cumprir com o seu trabalho será posto na rua como qualquer outro. Quanto a si Nuno tenho muita pena que esteja com algumas dessas pessoas. Acorde e de uma vez por todas deixe essa gente juntamente com o seu filho que estaria muito melhor no GDSC a crescer enquanto jogador para um dia ser parecido consigo a jogar.

Anonymous said...

o problema do cascais e a classe dirigente que la se encontra. malta que andou muito tempo desaparecida do rugby, que voltou agora completamente desactualizados do desporto e a tomar decisoes desportivas encrivelmente burras.

a maneira como deixaram fugir dois jogadores como o fred oliveira e o gugu é incrivel. dois jogadores certamente que trariam um grande beneficio para a equipa senior. o despedimento de ha uns 2 anos atras do helder oliveira dos juniores tambem e algo incrivel uma pessoa que se dedicou ao rugby do cascais, que todos os putos gostavam dele e que não cobrava nada pela pelos treinos que dava. já para não falar no fernando(pai do banana do belenenses) um treinador de inequivoca qualidade que treinava os sub-20 que se afastou do cascais por nao lhe pagarem o que tinham prometido e estar farto daquela direcçao tecnica.

O facto de nao incorporarem o nuno durao so pode ser explicado por terem medo de serem ofuscados por ele, ou que ele como mero treinador consiga mandar mais que a propria direcçao do rugby (visto que ele e uma referencia para todos os jogadores do cascais). ja fui treinado pelo nuno para um campeonato de sevens em que joguei pelo gdsc e afirmo sem qualquer margem de duvida que nunca na minha vida (enquanto jogador) fui tao bem orientado por alguem que se via que sabia de rugby, percebia o grupo e previa e explicava cada situaçao dentro de campo. tambem tive o prazer de ser treinado por diversos jogadores do linha(que na altura eram seniores do gdsc) e sinceramente eram bem melhores do que aqueles que la estao agora a dar treino aos putos (os chamados profissionais e licensiados em nao sei o que, e o historicos do rugby). Viam-se que ,os antigos seniores que treinavam, por praticarem a modalidade estavam actualizados tacticamente, transmitiam o espirito, compreendiam os jogadores, sabiam gerir um balneario. nao eram uns bananas que so pq tem um canudo na mao treinam, ou entao um gajo q ha 30 anos que nao pegava numa bola de rugby e agora vem-nos ensinar rugby dos anos 70 completamente desactualizado e que nao sabe trabalhar com putos ou gerir um balneario de putos.

a saida do murinello e outra coisa que nao se justifica de maneira nenhuma dada a qualidade dele como jogador, pessoa e treinador.

a culpa disto tudo e destes gajos que de repente voltam no tempo das "vacas gordas" em que tem todas as infra-estruturas. nao percebem nada de desporto. mandam o gugu, o fred e o murinello com o caralho (quando podiam pagar-lhes para eles ficarem) e em vez disso estoiram o dinheiro a pagar aqueles bananas que para la andam a treinar, quando podiam dividir o trabalho dos treinos com juniores e seniores e gastar algum desse dinheiro a segurar jogadores na equipa senior.


duma coisa vos garanto, nao esperem pelos "juvenis" que agora sao juniores para vos salvar o barco como dizia na carta. a verdade e que esses putos olham pa uma equipa senior a cair aos bocados, que nem um grupo de amigos sao, e nao sentem vontade de la jogar. esses putos tem um nivel do caralho vao as selecçoes, e quando chegar a hora deles vao mas e para outros clubes(direito, belem, cdul, por ai fora) onde nao sentem o espirito mas pelo menos pagam-lhes e dao-lhes alegrias. nao vao ficar de certeza numa equipa onde sao quase todos novos, nao ha espirito entre jogadores(ou se ha é pouca), que provavelmente vai tar na segunda divisao, e com a qual nunca estabeleceram nenhuma ligaçao (nunca foram treinados por eles, nunca tiveram em eventos, estagios nada).

esta direcçao e o fim da linha para o rugby do dramatico.

Anonymous said...

Penso que a saida do Muri é, como acima disseram, uma perca imensa para o Cascais.A sua experiencia como jogador, com árbitro, como treinador se não é unica em Portugal, é quase.É ou pretende ser um profissional do rugby e o Cascais sabia disso quando o contratou ; porque saíu agora ?
É mais um episódio triste do Dramático que convinha ser explicado para todos (e muitos tem sido) que aqui tem vindo ficarem esclarecidos sobre o rugby de Cascais.Alguem quer esclarecer?
Não terão sido causa semelhantes ás que levaram a saidas e cisões ao longo da historio do dramático ?
Penso que nada há a esconder e um esclarecimento só serviria para acabar mais com boatos acerca do rugby em Cascais.

Anonymous said...

Já disseram mil vezes que o Dramático tem um plano e o discute dentro do Clube.

Deixem o GDSC em paz a prosseguir o seu projecto.

Quem não gosta tem outras opções como já repetiram mil vezes.

Anonymous said...

Isso mesmo. Se não sabem o projecto calem-se se são de outro clube mais calados deviam estar e se são jogadores, joguem mas é melhor.
O Cascais tem um projecto que está a dar frutos, pode demorar tempo, pode demorar os anos que for preciso, mas de certeza que vai entrar nos eixos, por isso esses que têm a mania que são donos do Rugby estejam mas é calados e se quiserem ajudar venham mas é cá para dentro dar o coiro.

Anonymous said...

Para acontecer o que aconteceu ao Muri e a outros?
Nada para cativar e angariar pessoas para a causa que explicar e elucidar ; ou não será assim? ou tem algo a esconder? Ou o plano do inicio do ano, com Muri, agora já não serve ?
É isto que deviam explicar para que que as pessoas não tenham duvidas e sintam que o Dramático apoia quem o apoia .....

Anonymous said...

é uma estratégia de comunicação muito interessante...só os jogadores e elementos da direcção é que podem saber do projecto do Cascais, os sócios, simpatizantes e interessados não o podem conhecer...porreiro, assim devem angariar muita gente para o vosso projecto...

Ou então se calhar não há mesmo projecto nehum...

Anonymous said...

Ao November 20, 2008 10:51 AM,
JMVG,

"Quem é que deixou isto acontecer?
Quem é que prejudicou o Rugby do Dramático desta forma?
Porquê?"

Esta pergunta é sincera ou apenas queres um lavar de roupa suja com os nomes?

É que a resposta já todos sabem!!

E não ponhas as culpas no Nicha ou no Nuno Durão porque te garanto que nada tiveram a ver com isso, muito pelo contrário!!!


Caro Anónimo,

pelo teu comentário, presumo que não me conheças...

Fui a 1ª pessoa a identificar-me neste blogg, e desde o 1º momento que os meus comentários têm sido o mais sérios possiveis, porque tratamos dum assunto sério!

A minha opinião foi dada, e o meu desejo de ver um Cascais UNIDO e com um campo de Rugby RELVADO foi sempre publicamente assinada.

A minha pergunta é muito sincera e não tem como objectivo " lavar roupa suja".
O meu objectivo é exactamente saber(porque não sei) quem é que transformou um Estadio de Rugby relvado, em campo de futebol sintéctico...

Quando dizes para não pôr as culpas no Nicha ou no Nuno Durão, é porque não me conheces mesmo.
Nunca me passaria pela cabeça que algum dos 2 fizesse tanto mal ao Rugby do Cascais....além dum ser meu PAI e o outro meu amigo - mas isso não interessa nada!


Realmente não pensei que esta pergunta se pudesse tornar, aqui neste blogg de Rugby, num lavar de roupa suja, e portanto peço desculpa!
Se o blogger souber, agradeço que me esclareça para o meu mail pessoal!

Obrigado

JMVG

Anonymous said...

Anónimo 2.14PM

Como se dirigiu a mim, respondo-lhe com todo o respeito já que detesto ver pessoas mal informadas a ser levadas pelas aparências, ou mal entendidos.

Não estou no Dramático porque o Dramático não quis a minha presença.

"...essas pessoas" que se refere e se calhar não conhece, eu conheço desde que são infantis e são meus amigos e parceiros de anos no Rugby, na vida privada...enfim, prometo-lhe que são boa gente.

"...essa pessoas" que se refere estão habituadas a ir ver jogos de rugby e às vezes de hoquei ou de futebol a todo o lado. Ir ver um jogo do Dramático, não é para rir, ou não os viu a aplaudir os ensaios do Toutai o ano passado na final com a Académica?

Mas não vou ser hipócrita, e naturalmente que quem se sente ferido por ter tido de abandonar o Rugby de Cascais e todos os sonhos e esperanças que alimentou uma vida, tem todo o direito de ter sensações diferentes das suas.

Entenda que o Cascais que eles gostariam de ir ver, não é própriamente o Cascais que veem hoje...mas isso não faz deles pessoas más! Simplesmente hoje estão noutro lado e têm direito a assistir a um jogo e ter sensações diferentes das suas.

Prometo-lhe que ninguém quer ou quis acabar com o GDSC.

E como já disse num post, estarei com estas pessoas onde elas estiverem pois sei que não me atraiçoam e sei que quando não gostarem de mim o dizem logo na cara, sei o que esperar deles entende? Nunca me vão desiludir!

Quanto ao meu filho, joga Rugby porque quer, não tem de ser igual a mim e joga Rugby onde quer. Para que tenha ideia foi por pouco este ano que não foi para o Direito e não tomei partido, mas a amizade e os amigos do Rugby Linha fizeram-no ficar.

Se você soubesse como o trataram aí no Dramático quando se lesionou num pé e teve de ser operado, entenderia a posição dele, que não tem nem terá de ser a minha.

De qualquer maneira obrigado pelo seu comment, estarei sempre ao dispor para esclarecimentos.

Nuno Durão

Anonymous said...

Ao November 20, 2008 2:15 PM


Caro amigos e enraivecidos!!!

Já aqui escrevi anteriormente e volto a fazer agora.

Faço parte de uma das gerações de jogadores que foram campeões em Cascais, estive muitos anos longe do rugby, tendo regressado o ano passado, fui assistindo de fora ao evoluir do rugby em Portugal e do Cascais em particular. Foram tempos dificeis para todos os que ao longo dos tais 7 anos estiveram aqui, acho que ninguem, no seu perfeito juizo pode por em causa o seu merito e a entrega que deram ao clube. Lamento, mas percebo as razões para sairem, não os critico nem os apoio. Espero sinceramente que tenham sucesso, e que possam elevar o nome do concelho e da modalidade mais alto.
Estou já preparado para que existam 2 equipas de rugby em Cascais e sinceramente acho uma excelente ideia. Já se percebeu que por agora não existirá cooperação entre as equipas. Julgo que teremos ainda alguns anos ate que as coisas se acalmem.Desta discussão toda julgo ser importante uma só coisa.Esteve quase a ser uma realidade mas ainda não se concretizou.
"Estádio de Rugby"
Acho que é um sonho que não deve ser abandonado e que agora faz ainda mais sentido.

Afinal são 2 equipas de rugby, uma taxa de ocupação muito maior, mais espectadores,mais patrocionios, etc etc. No fundo maior capacidade mobilizadora.

Um estádio Municipal, é nesta altura uma ideia que pode ter força para se conretizar.

Aqui fica a minha contribuição para a discussão

e já agora boa sorte aos clubes este fds.

Com os melhores cumprimentos

João Cortes Simões

Anonymous said...

Granda Cortes Simões,

Curtas, mas sábias, as tuas palavras!

Um Estádio de Rugby, 2 equipas,mais força, mais publico, mais patrocinio, mais espectáculo....mais gente.........mais força,mais publico,mais patrocinio,melhores condições, melhores resultados....mais força, mais publico, mais patrocinios.....

JMVG

Anonymous said...

"a verdade e que esses putos olham pa uma equipa senior a cair aos bocados, que nem um grupo de amigos sao, e nao sentem vontade de la jogar. esses putos tem um nivel do caralho vao as selecçoes, e quando chegar a hora deles vao mas e para outros clubes(direito, belem, cdul, por ai fora)"

tenho seguido este blog, e não comentei uma unica vez porque achei que iria ser mais um comentário maioritariamente igual a todos os que estão aqui no meio.
Mas depois de dizeres isto, não consegui resistir e tenho mesmo de te vir aqui dizer que essas tuas afirmações são tal como tu, um anónimo, patéticas. Este é só o meu 1º ano de sénior, não tenho nada contra o Linha, mas posso-te garantir que o ambiente nos treinos é excelente, e sim, somos uma equipa amiga. Muitos são meus novos amigos, amigos que jogam e treinam comigo pelos mesmos objectivos: diversão e ajudar o Cascais. E estes júniores, como também sentem pelo Cascais o mesmo amor que nós, vão querer subir para nos ajudar e melhorar, e daí darem-nos sempre que é possivel o seu apoio, mesmo quando nos jogamos no Dramático... mas se calhar não estás lá para ver e dizes essas merdas da boca pa fora.

Um abraço,

Pedro Teodoro dos Santos

Anonymous said...

Tenho a noção que é dificil de concretizar mas sendo 2 clubes a remar para o mesmo objectivo, talvez seja mais facil pressionar a camara de Cascais...
Claro está se as pessoas se entenderem em relação a este assunto.

JCS

Anonymous said...

João Cortes Simões,
Fazem falta mais pessoas como tu no rugby do Dramático! Não te conheço, jogo no Linha mas dou-te os meus parabéns!

Anonymous said...

so lamento q digas "no Dramatico" a minha causa é o rugby, não os clubes.

JCS

Anonymous said...

Teodoro, não leves a peito, é uma força de expressão, todos sabemo que tens futuro e mereces ter o melhor para poderes dar mais de ti!!!

Anonymous said...

JCS, tens razão mas digo no Dramático pq acho que fazem lá falta pessoas com essa visão. No meu clube sinto-me rodeado de pessoas q tb pensam assim como tu. Xau!

Anonymous said...

Ora brilhante ideia!!!

Espera-se 15 anos pelo Estádio, oferece-se ao futebol e depois procura-se outro...

Mas não foi isto uma das principais razões do Rugby Linha entre outras?

Repito, alguém que o JMVG está à espera que lhe diga o nome negoceia mais poder com a entrega do Estádio de Rugby em troca de um sintetico para o futebol.

Divide-se a familia do Rugby de Cascais e de repente...estão as duas familias à procura de casa!!

Claro que a ideia é boa...mas dá que pensar!!!

Anonymous said...

Ao November 20, 2008 4:12 PM,

percebeste tudo mal!
A ideia seria o campo de futebol sintético do Dramático, ser transformado em Estádio de Rugby de Cascais, onde jogariam GDSC e CRL, por exemplo!
O futebol jogaria onde estava destinado a jogar, quando o projecto foi concebido ( que eu não sei onde era, mas tb já pedi para alguém me esclarecer). Já ouvi dizer em tempos que a ideia seria propor uma fusão com o futebol da Torre e jogarem lá, e tornarem-se também maiores lá no mundo deles ( distritais). Sem desprimor, como é óbvio!

JMVG

Anonymous said...

Desculpa lá mas a ideia pode ser brilhante.

Lutamos juntos por um Estádio de Rugby, colocamos as pessoas de acordo e depois até criamos o Dramático da Linha, para evitar que mais tarde alguém do GDSC que manda mais que a secção de Rugby decida colocar um tapete sintético e comece uma escola de futebol entretanto.

Anonymous said...

Desculpa Zé mas não me pareceu que fosse isso que o JCS propôs!!!

Anonymous said...

Caro amigo,

sabia perfeitamente que a ideia q lancei iria dar neste tipo de comentario, sim foram 15 anos, mas se olharmos com algum distanciamento o que foi "o sonho" e o que temos hoje, não podemos na realidade ficar totalmente desiludidos.
O pavilhão foi construido e o sintetico permite que varias modalidades possam existir e prosperar naquele espaço.

Já aqui o Nuno confessou que a dada altura existiu de facto a possibilidade de "separar" o rugby das outras modalidades e seguir o seu caminho sozinho, pergunto-me se hoje existiria o pavilhão? Tenho duvidas, infelizmente ou não para o rugby do GDSC existem outras modalidades e tb elas tem direito ao espaço.

Sinceramente, julgo q o campo da Guia serve e muito bem para campo de treinos e desenvolvimento dos atletas.
era impraticavel ter um relvado para treinar todos os escaloes de rugby e futebol. não preciso referir os custos elevados que um relvado acarreta.

Não vale a pena chorar sobre o molhado, é preciso olhar para a frente e procurar novas soluções.

JCS

Anonymous said...

Já em relação á ideia do JMVG.

Não sei que condições tem o campo da Torre, mas parece-me que mesmo q tenha infra-estruturas iguais ao GDSC continuamos a ter o problema do relvado. Treinar todos os escaloes na relva e ainda jogar ao fds continua a ser um problema de manutenção e custos muito grandes.
(é diferente ter um campo que é usado 2 dias por semana para os jogos de todos os escaloes) de um que é usado 7 dias por semana varias horas por dia.

Por isso no minimo teriamos de ter 2 campos relvados.

por isso a minha ideia. Um campo municipal relvado. e os treinos na guia.

JCS

Anonymous said...

É muito redutor pensar que sintetico=futebol
relvado=rugby

certamente o futebol tb prefere um relvado.

mas para treinar, desculpem-me os puristas um sintetico é a melhor solução.

e depois existe um outro problema, salas de musculação e ginasios estão na guia (pavilhão) e certamente quem vai treinar no ginasio, depois nao pega no carro e vai para o treino de campo. pelo que

Ou correm com a Torre, e transformam aquele campo em "campo de treino" e a Guia passa a relvado, ou arranjam o tal estadio municipal onde fazem os jogos.
(eventualmente tb o teriam q partilhar com o futebol)

Anonymous said...

Desculpem, mas tão a discuir o sexo dos anjos. O Cascais tem uma direcção e como já aqui foi escrito tem um projecto que até está a dar frutos, mesmo que demore anos.

Anonymous said...

"Já ouvi dizer em tempos que a ideia seria propor uma fusão com o futebol da Torre e jogarem lá, e tornarem-se também maiores lá no mundo deles ( distritais). Sem desprimor, como é óbvio!

JMVG"

No rugby um grupo de amigos junta-se e vai jogar a II divisão nacional de seniores. No futebol um grupo de amigos junta-se e vai jogar a III divisão distrital. Só nos concelhos de Cascais e Sintra há mais clubes de futebol que a nível nacional de rugby. O Mundo Distrital do futebol é incrivelmente maior do que o mundo nacional da bola oval. E já agora porque é que n vai o rugby para a Torre? está escrito neste blogue que, e passo a citar." Um ano mais tarde, a CMCascais quer vender o Guilherme Salgado e propõe troca-lo pela utilização do Hipódromo. Assim tínhamos tudo resolvido!

1) Rugby de volta ao Hipódromo;
2) Futebol junto do Pavilhão;
3) Modalidades com "casa própria";
4) E ainda temos a receber um local para o Rugby treinar!"

Portanto meus caros desocupem o campo de futebol.

Anonymous said...

Zé e João,

Claro que a ideia é brilhante.

No fundo todos sabemos que um relvado não é suficiente.

No fundo sabemos e presenciei as negociações de anos...onde o Futebol poderia ter ido para a Torre. Era talvez dificil... Podia sempre ficar no sintético actual, onde o Rugby usaria para treinos, mas tinhamos de usar a promessa e protocolo da saída do Guilherme Salgado para conseguir um Estádio de Rugby Relvado...não foi possível pelas razões já conhecidas.

É claro que há 2 anos o Rugby Linha já encetou conversações, buscas, espaços, locais, orçamentos para um Relvado com um pequeno sintético para treinos...e já tem um caminho andado.

Este é o estilo de conversas que me agrada e naturalmente estou ao vosso inteiro dispor para estudar e ver até que ponto conseguimos todos, tornar realidade este sonho.

Nuno Durão

Anonymous said...

Honestamente, e não querendo incendiar a conversa...até porque o tema q se discute está a ser interessante!

No entanto, quer-me parecer, que de facto esta de um estádio municipal, é de facto excelente, e eu pessoalmente adoraria vê-la concretizada, mas tenho-vos a dizer, que na minha opinião tem tanto de irreal como de excelente, porque não me parece que possa acontecer.

Simplesmente, porque pressupõe uma resolução de conflitos entre os 2 clubes, muito mais enraizada do que isso.

E de momento, ambos os lados, de ambos os clubes de Cascais, seja por comentários anónimos, seja por comentários identificados, rejeitam essa hipótese.

De qualquer forma, e volto a repetir, acho uma ideia inteligente e interessante!

Cumprimentos,
Cascaense

Anonymous said...

Perdoem-me a minha ignorância, mas confesso que não sei mesmo!

Mas aproveitar-se devidamente o hipódromo, dando-lhe uso como campo relvado de rugby, está completamente fora de questão?

Se sim, qual seria o entrave?

Cascaense

Anonymous said...

Enquanto o CSI (concurso internacional de cavalos) se realizar cá em Portugal, especificamente no hipódromo, essa hipótese está posta de lado. Infelizmente...

Pedro Gonçalves

Anonymous said...

Nuno,

então talvez seja essa a arma que é preciso usar para resolver este impasse, o protocolo/promessa de saida do Guiherme Salgado.

Não vejo ninguem mais bem colocado para encabeçar essa luta. E certamente a secção do GDSC não rejeitaria esta luta.


Caro Cascaense,

não se deixe enganar pelo q aqui se escreve...esta guerra é artificial, são todos interessados pelo desenvolvimento do rugby na região.

Concordo consigo, quando diz q dificilmente o estadio Municipal avança, mas garanto-lhe que não é por causa das divisões no rugby...


JCS

Anonymous said...

Penso que tocámos finalmente num ponto comum a muitos, pelo que vocês sabem os meus contactos, esta conversa aqui será sempre dificil entre o ruído de fundo!!!

Zé, já te liguei no outro dia, mudaste de numero?

Um abraço
Nuno

Anonymous said...

Bernardo,

O jogo era um confronto de rugby e tenho a certeza que os jogadores das duas equipas, dariam aos bloggers que se insultam diariamente uma lição de civismo e amizadade em que poucos acreditam.

Jogador do GDSC

Anonymous said...

Tenho que concordar com o gajo do GDS Cascais. Tenho a certeza que todo os jogadores dos dois clubes se dão bem.
Ass: Jogador do Linha

Anonymous said...

Claro que dão. E as insinuações, insultos e estupidezes que deixam neste, no nosso e no vosso blog são feitas por pessoas exteriores, não por jogadores.

Abraço, e que o GDS ganhe este fim de semana para poder jogar com o Linha!

Anonymous said...

Nuno,

não mudei de nº, e liguei-te de volta!


Abraço

JMVG